Perspective
Tiago Bonfim Dias
Transitoriedade entre corpos
Presidente Prudente, Brazil
Public plays
Image: Tiago Bonfim Dias, 2021
Uma intervenção urbana pautada no caminho dos corpos no espaço público

O espaço público entre os bairros Jardim Morada do Sol e o Parque Residencial Francisco Belo Galindo, é um lugar com uma dinâmica social aguda e recorrente. É um bairro vivo e que exala criatividade, a organização espacial rígida e estática não inibem a interação dos moradores. As observações corpóreas revelaram um número expressivo de crianças e adolescentes, que se apropriam do local para o desenvolvimento de atividades recreativas e de lazer.
O grupo social que utiliza o espaço público entre os bairros Jardim Morada do Sol e o Parque Residencial Francisco Belo Galindo, detém uma memória afetiva sobre o lugar da vida coletiva. Desta forma, as diretrizes espaciais são ausentes de uma intenção impositiva, sendo conduzida pelas apropriações mapeadas nas observações no espaço. As ações são pautadas na organização e setorização da infraestrutura existente, com o intuito de criar áreas livres e abertas para os usos não previstos.
O vazio gerado através das demarcações dos acessos, dos canteiros e da infraestrutura básica, proporciona o uso imprevisível e mutável que já existe ou ainda é inexistente. Sendo assim, a intervenção urbana será concebida de forma modular e flexível que pode ser agrupada de diferentes formas, permitindo a interação entre o usuário e o mobiliário urbano, através da materialização dos usos específicos do território.

Impact

Conceber, planejar e organizar espaços públicos, requer sensibilidades que ao serem sugeridas observem a diversidade que os corpos imprimem nos espaços por onde passam. Os espaços onde a vida coletiva acontece extrapola o desenho formal e estruturação espacial da infraestrutura, a ação projetual precisa acontecer posteriormente a compreensão do território de implantação. Este trabalho permitiu a compreensão do lugar nas suas características singulares, além de ter sido um campo para reflexões a analises internas, na construção do aperfeiçoamento sensitivo perante a um espaço físico. Os espaços na sua materialidade não interagem com outros espaços, pelo falo de serem objetos estáticos, já o corpo, a matéria que paira pelos lugares, que é efêmero, mutável e transitório, compartilhando afetos e experiências com outros corpos e lugares.

Diagrama dos corpos observados no dia 19 de outubro de 2020 na área para intervenção

Diagrama dos corpos observados no espaço no dia 19 de outubro de 2020 na área para intervenção.

Diagrama do mapeamento das apropriações na área para intervenção do dia 19/10/2020

Vetores dos grupos e das atividades mapeados no dia 19/10/2020.

Mapa dos movimentos e das apropriações realizadas pelos corpos no espaço público em análise no dia 19/10/2020.

Tiago Bonfim Dias

Técnico em Edificações, em 2014, pelo Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB). Foi Instrutor de Ensino Técnico nível I no Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB). Atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), onde integra o grupo de extensão universitária Núcleo de Urbanismo em Práticas Colaborativas e realiza pesquisas científicas pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) e pelo Programa Especial de Iniciação Científica (PEIC) da mesma instituição. Foi monitor da disciplina de Desenho Técnico e Arquitetônico I (2017) e da Oficina de AutoCad Básico (2017) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Foi integrante do Núcleo de Prestação de Serviços à Comunidade DUAL, em 2019, escritório modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente (FEPP) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Academic/research
Brazil

Parklet na Universidade do Oeste Paulista - Unoeste